Com tudo o que tenho sentido nos últimos tempos, quero e tenho necessidade de uma grande mudança de vida. Sentir que amo algo ou alguém, para depois ser amada, pois penso que mereço, devido aos acontecimentos pelos quais passei. Neste sentido, no tempo litúrgico que se aproxima a passos largos, isto é, a Quaresma, é já a quinze dias, mais coisa menos coisa, tomei como prepósito arrumar a "casa" exterior e interior, destruindo tudo aquilo que é fútil e sem significado. Assim sendo, olhar para o futuro com esperança, apesar dos contratempos que possam surgir.
Sendo o nosso corpo "templo de Deus", temos a obrigação de o cuidar com amor e respeito. Não o podemos deixar cair em tentações que são a perdição de um ser perfeito mas cheio de imperfeições ao mesmo tempo. Como diz as Sagradas Escrituras no livro do Génisis: "fomos criados à imagem e semlhança de Deus". Temos, porém, de escolher o melhor caminho para chegarmos até Deus, até Áquele que nos criou e nos predestinou para sermos felizes e deixarmos as trevas em que por vezes vivemos.
Para além disto, existe nos nossos meios de comunicação social, mais propriamente na televisão uma nova moda de ser humano cheio de poderes e de formas de agir diferentes do normal. Falo de vampiros. Estes são fruto de mentes criativas e com muita imaginação. "Humanos-Vampiros" que sugam o sangue de inocentes para viverem ao seu belo prazer. Não têm compaixão pelo seu próximo. Só querem viver cada vez mais tempo. Penso que são seres que têm medo da morte. A morte é a redenção da Humanidade. Foi para isso que Jesus Cristo nos veio salvar, quando na Paixão deu a sua vida por todos nós, entregando-se na cruz. Ao recordar esta passagem do Evangelho e vendo em imagens deste Caminho do Cálvario em filmes que se vão realizando temos que tomar na nossa vida que esta está constantemente em renovação integral.
Nos acontecimentos do nosso tempo, quer as alegrias dos nacismentos quer as tristezas da morte de milhares pessoas nas guerras e catátrofes naturais, devemos ter a força de ultrapassar tudo com "determinada determinação" como nos diz Santa Teresa D'Ávila nas suas obras. E também Santo Agostinho nos transmite que através e por meio da Caridade podemos ser felizes, pois com Ela conseguimos ser fortes e convictos nas coisas que fazemos. Lutando contra a Soberba, a Avareza, a Luxúria, a Ira, a Gula, a Inveja e a Preguiça fazemos com que o meio que nos rodeia mais puro e cheio da Graça de Deus. Porque os inimigos da nossa alma são: o mundo, o demónio e a carne.
Para estarmos em Graça de Deus temos que ir beber à fonte de água viva, a Palavra de Deus contida nas Escrituras, que nos enche a alma. Deus é um Ser Misterioso, pois quanto mais o estudamos mais distante Ele se torna. A Santíssima Trindade é fonte de grandes exegeses. Nunca se conseguiu alcançar a sua verdadeira essência. É o maior mistério da Humanidade, mas não deixa de ser cativante o seu estudo. A religião é este reli-gare entre o ser humano e Deus. A causa do conhecimento de Deus é hoje um assunto um pouco esquecido. Existem poucas pessoas empenhadas no seu seguimanto, é neste sentido que houve um congresso sobre o Presbistério, em Braga. Estiveram grandes oradores para nos falarem sobre o clero no seio de uma sociedade laica. Há cada vez menos jovens em tornarem-se sacerdotes. É por isso, que nós, leigos, nos temos que empenhar e rezar para que o Senhor mande mais mensageiros para a sua messe. E ajudarmos nos mais diversos domínios, na cultura, educação, ciência, ecónomia, etc, a que a mensagem de Jesus chegue aos corações resistentes ao seu amor. A solidariedade tem que estar presente neste mundo que busca o ter cada vez mais em vez de ser aquilo que mais importa.
Rezemos a Deus pelo povo do Haiti, do Sudão (Darfur), e de todos os outros povos desconhecidos que sofrem os mais diferentes flagelos. Não esquecendo aqueles que se encontrem a nosso lado. Dêmos graças pela vida que temos, pois os nossos problemas são tão pequeninos em relação a outros.
"Amemo-nos uns aos outros como Jesus nos amou",
"Abraço apaixonado em Cristo Jesus" para tod@s aqueles que lerem este blog, que se pretende ser simples e humilde, e principalmente um desabafo de uma pessoa que se sente em mudança e quer ajudar outros em situação semelhante, e anunciar o pouco que sabe.
Sem comentários:
Enviar um comentário